Ofereço cartões OPTIMUS TAG.
Contacta-me!!

juliaafferreira@gmail.com

VISITE OS MEUS OUTROS BLOGS:

http://www.as-minhas-bugigangas.blogspot.com/










Compre aqui os seus electrodomésticos:

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Costumes de Natal que definem um povo!!!

O Natal continua a ser uma das quadras festivas mais importantes do nosso país. A ele estão associadas algumas das grandes tradições religiosas, costumes e mitos, assim como os mais deliciosos hábitos gastronómicos típicos desta época que perpetuam de geração em geração, a história das famílias portuguesas.
A comemoração do nascimento de Jesus Cristo traduz-se assim, numa grande celebração que une o Norte e o Sul de Portugal através de várias tradições em comum apesar de cada região manter as suas próprias características!

A MISSA DO GALO:



De Norte a Sul do País, assitir á Missa do galo tornou-se um ritual natalício do qual os fiéis católicos não abdicam.

Este costume remonta aos católicos romanos e terá tido início no ano 400 A.C.

Esta missa é apelidade de Missa do Galo unicamente porque, segundo a lenda, um galo cantou á meia-noite, do dia em que Jesus nasceu.

AS ORIGENS DO PRESÉPIO


As primeiras manifestações de devoção do nascimento de Jesus Cristo e á Sagrada Família estão associadas ás comemorações nas catacumbas e ás celebrações liturgicas para fugir ás sangrentas perseguições de que o povo cristão era alvo.

Umas das formas mais importantes de venerar a Sagrada Familia foi o teatro medieval, que se realizava nos templos portugueses, espanhóis, franceses e italianos.
Segundo reza a História, o culto público do Natal terá sido iniciado por S. Francisco de Assis, que por volta do ano de 1233, realizou uma missa de Natal diante de um presépio com figuras esculpidas, o que despertou a devoção dos fiéis.

Foi no entanto na época do Renascimento que este hábito ganhou adeptos, passando das igrejas para as cortes e palácios europeus, acabando por chegar ás casas particulares.

DAR E RECEBER AS "BROAS"

Dar e receber as broas refere-se ás prendas que em especial os pais e padrinhos dão por altura do Natal.

Imagens retiradas da net.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!
Deixe um comentário com a sua opinião!
| More
Related Posts with Thumbnails