Ofereço cartões OPTIMUS TAG.
Contacta-me!!

juliaafferreira@gmail.com

VISITE OS MEUS OUTROS BLOGS:

http://www.as-minhas-bugigangas.blogspot.com/










Compre aqui os seus electrodomésticos:

domingo, 3 de janeiro de 2010

Empadas de galinha

Sobrou-me frango assado da passagem de ano. Por vezes faço caril de frango com côco, mas como desta vez sobrou pouco frango, resolví fazer empadas de galinha, que já não fazia a algum tempo e que todos adoram cá em casa. Além disso é um pretexto para ligar o forno e aquecer mais a casa.....lolololol


Ingredientes para 12 unidades

Massa

- 500 g de farinha
- 1 ovo batido

Recheio

- 1 galinha* pequena cortada em pedaços
- 1/2 chouriço de carne
- 100 g de bacon
- 1 cebola descascada
- 2 dentes de alho descascados
- 1 raminho de salsa
- 4 dl de água
- 1 dl de vinho branco
- sal & pimenta q.b.
- 2 cravinhos
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 dl de vinagre
- margarina
- 1 ovo batido

* ou 1 frango do campo

Preparação

Colocar os pedaços de galinha numa panela, juntamente com o chouriço, o bacon, a cebola inteira, os dentes de alho e a salsa. Cobrir com a água e o vinho branco. Temperar com o azeite, o vinagre, os cravinhos, sal e pimenta.

Levar a cozer por 50-60 minutos (ou menos, se for numa panela de pressão ou neste caso que o frango já estava assado). Escorrer, reservando o caldo. Reservar os sólidos e filtrar o caldo.

Preparar a massa : amassar a farinha com o ovo batido. Juntar pequenas quantidades de caldo, aos poucos, sem parar de amassar, até obter uma massa lisa e elástica. Fazer uma bola com a massa e deixar repousar por 20 minutos.

Remover os ossos e a pele da galinha. Desfiar a carne e reservar. Remover a pele do chouriço e cortá-lo em pedaços. Picar os pedaços de chouriço juntamente com o bacon, a cebola, os dentes de alho e a salsa. Misturar o preparado com a galinha desfiada e reservar.

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Com o auxílio de um rolo, estender a massa na bancada polvilhada com farinha. Recortar 12 discos médios e 12 discos mais pequenos na massa. Forrar forminhas untadas com margarina com os discos maiores.

Rechear com o preparado anterior e cobrir com os discos mais pequenos, pressionando bem com a ponta dos dedos para soldar as empadas. Confeccionar trancinhas com as aparas de massa para decorar as empadas. Pincelar a superfície com ovo batido e levar a cozer no forno por 40 minutos, a 190ºC.





Deixar amornar e desenformar. Servir as empadas mornas ou frias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!
Deixe um comentário com a sua opinião!
Related Posts with Thumbnails