Ofereço cartões OPTIMUS TAG.
Contacta-me!!

juliaafferreira@gmail.com

VISITE OS MEUS OUTROS BLOGS:

http://www.as-minhas-bugigangas.blogspot.com/










Compre aqui os seus electrodomésticos:

sábado, 30 de janeiro de 2010

Chamuças - Especialidades de Maputo (Moçambique)

Como algumas de vocês sabem, nascí em Moçambique e vim para Portugal com 10 anos.
Descendo de uma miscelânea de raças: Portuguesa, Alemã, Indiana e Moçambicana. Esta mistura resultou em mim, e nos meus irmãos claro!!
Andei a pensar na melhor maneira de vos explicar como se fazem as chamuças, não sei se vou conseguir, mas da próxima vez, vou tentar fotografar passo a passo (o que não é fácil pois fico com as mãos sujas e não dá jeito pegar na máquina fotográfica).

Já ás tinha postado aqui, mas agora explico como se fazem!

PS: Adicionei um video retirado da Net que ensina como se enrolam as chamuças!




Então aqui vai:

Ingredientes

  • 1 chávena de água
  • 5 dentes de alho
  • 4 cebolas grandes cortadas ás rodelas finas
  • uma mão cheia de rama da cebola (se não tiverem pode ser cebolinho)
  • 2 colheres de sopa de pó de caril
  • 2 colheres de chá de coentros em pó
  • 2 colheres de chá de cominhos em pó
  • 2 chávenas de farinha
  •  1 colher de sopa de Garam Masala (compro numa loja de indianos, mas se não tiverem aumentem a quantidade de coentros e cominhos em pó)
  • 250 grs de carne de vaca picada (eu compro bifes e pico em casa para não terem nervos nem gordura)
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó (ou triturado na bimby)
  • 5 colheres de sopa de manteiga
  • 1 ramo de salsa fresca
  • 1 ramo de coentros frescos
  • óleo q.b.
  • Sal q.b.
  • Sumo de meio limão

Preparação

Junte a farinha, o sal, a manteiga e a água numa tigela. Amasse bem e deixe repousar enquanto prepara o recheio. Pode-se fazer no copo da bimby.

Aqueça a manteiga numa tacho médio, junte 2 cebolas ás rodelas, o gengibre ralado e o alho picado. Deixe alourar, juntando depois o caril, o sal, o limão e a carne de vaca muito bem picadinha. Mexa bem, e deixe cozer em lume brando durante 10 a 15 minutos. Adicione um pouquinho de água, no caso de secar demais. (Mas não é para fazer molho, pq tem de ficar mais seco do que o molho á bolonhesa).

Junte a este preparado o garam masala, o caril, o coentro e os cominhos em pó mexendo bem. Adicione uma pitada de piri-piri (eu não gosto delas muito picantes por isso uso muito pouco piri-piri).

Retire do lume e deixe arrefecer. Prove a carne para ver se está ao paladar e rectifique os temperos. Deve ficar um pouco salgada e com sabor bem pronunciado.

Qdo estiver pronta, adicione as outras 2 cebolas e a rama ou cebolinho cortado finamente e deixe só até a cebola começar a ficar transparente. Adicione a salsa e os coentros frescos bem lavados e cortados finamente. Retire imediatamente do lume e deite num escorredor, para perder a gordura da carne e da manteiga.

Pegue na massa que ficou a repousar, faça pequenas bolas e estenda-as como se fosse para fazer uma pizza. Unte com manteiga e ponha outra massa igualmente estendida por cima e passe novamente o rolo por cima (ficam 2 camadas juntas). Ponha um assador ou uma frigideira anti-aderente grande no lume a aquecer, asse a massa dos 2 lados só até começar a ficar loura muito ao de leve. Atenção para não deixar queimar pois tem de ficar bem fininha. Assim que tirar do lume separe as 2 camadas, mas depois de arrefecer coloque-as em cima umas das outras.
Repita este processo até acabar as bolas de massa. Se não conseguir separá-las,  asse uma camada de cada vez.

Quando estiverem todas assadas e ainda mornas, corte-as de uma vez em tiras de +/- 8 cm com uma boa faca. Apare o canto que fica arredondado para que essas tb fiquem em tiras.

Faça numa caneca um preparado com 3 colheres de farinha e um pouco de água e bata com uma colher até ficar uma pasta tipo cola.

Agarre numa tira de massa e enrole tentanto fazer um triângulo. Deite 1 colher de chá do preparado de carne dentro e continue a enrolar até ao fim. Cole a ponta com a cola de farinha para que a ponta não abra qdo fritar. Repita este passo até acabar as tiras de massa.



Aqueça bem o óleo e deixe aloirar as chamuças.

Eu faço em grande quantidade e coloco-as num tabuleiro em pé umas ao lado das outras, congelo-as e depois meto-as em sacos plásticos.
Como vêm não são fáceis de fazer, mas prometo fazer uma reportagem fotografada da próxima vez que fizer, que deve ser na Páscoa!

Nota: Em alternativa, pode comprar massa Filo e cortar em tiras que também resulta!

10 comentários:

  1. Que óptimo aspecto, e bastante bem condimentadas!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não sou grande fam mas parecem apetitosas :)
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Bem que maravilha!
    O que nos foste amostrar!
    Cá em casa adoramos chamuças...
    Beijinhos e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  4. Ju e aqui de Moçambicana para Moçambicana, estão excelentes,gosto tanto o meu marido que é português de gema, adoraaa.
    Obrigado pela partilha.
    bjssss

    ResponderEliminar
  5. Oi,

    Sim Luísa, ficam mesmo bem condimentadas, aliás esse é o prin´cipal segredo da cozinha africana e indiana!

    Abelha, já sabia que somos conterrâneas, a Paula Pacheco disse-me. Esta partilha é mesmo boa!!!

    Scaf, tens de provar uma das minhas, ficas logo fâ... lololol

    Mary, aqui tens um bom motivo para experimentar, se todos gostam aí em casa, pq não? Se precisares de mais ajuda, apita, tá?

    Bjs a todas e mais uma vez obrigada. Por este carinho todo já valeu a partilha no blog!

    ResponderEliminar
  6. Olá linda Jú! Mas que tesouro postaste hoje!! Que chamuças tão deliciosas com estes ingredientes! Vou aventurar-me a fazer sem esperar pelo passo-a-passo: não aguento até à Pâscoa sem experimentar esta maravilha :) Muito obrigada e grande beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Isabel, eu se calhar até faço antes da Páscoa! Mas como para o Natal fiz 10 dúzias, depende de qto tempo vão durar, mas olha que hoje por causa deste post, já fui fritar 1 dúzia.... lolololol

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Adoro chamuças! Essa miscelânia de raças deve ter resultado numas carinhas bem bonitas :)

    ResponderEliminar
  9. Ahahahahah....dizem que sim, Ameixa, mas eu sou suspeita para falar...rsrsrsrsrsrs

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Ju hoje a dar uma voltinha por este mundo, e o que vejo chamuças.Adoro adoro também tenho uma "amiga" com essas misturas de raças e que também faz uma chamuças assim mas ela nunca partilhou comigo como as fazia...era segredo.Obrigada pela partilha.Vou tentar fazer como tu fazes,já fiz com massa filo mas não ficam tão boas.Parece-me um pouco complicado mas..vou tentar.
    bjs docinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!
Deixe um comentário com a sua opinião!
| More
Related Posts with Thumbnails