Ofereço cartões OPTIMUS TAG.
Contacta-me!!

juliaafferreira@gmail.com

VISITE OS MEUS OUTROS BLOGS:

http://www.as-minhas-bugigangas.blogspot.com/










Compre aqui os seus electrodomésticos:

terça-feira, 15 de junho de 2010

Bolo de curgette e cenoura

Já tinha visto esta receita no blog da Luísa Alexandra e despertou-me muita curiosidade. 

Hoje resolví fazer, com algumas alterações. Como não gosto muito de manteiga, preferí fazer com óleo becel e prescindí do mel, pois enjoa-me. Só tomo mel simples para prevenir constipações e alergias!

Fiz assim:

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 1 chavena de óleo
  • 1,5 chavena de açucar
  • 3 chavenas de farinha
  • 1 curgette média
  • 1 cenoura média
  • raspas de limão
  • 1 colher de chá de fermento
Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Reservar.

No copo da bimby pulverizar a casca de meio limão com o açucar na vel. 7, 1 min. Juntar a curgette e a cenoura com cascas, mas bem lavadas e secas e cortadas aos bocados. Programei 30 seg na vel 7 para ficarem bem triturados, pois cá em casa não comiam se assim não fosse!

Adicionei as 3 gemas e batí 30 seg na vel 4. Depois o óleo mais 15 seg na mesma vel.

Juntei a farinha e o fermento e misturei mais 15 seg na vel 3.

Despejei o preparado numa forma de silicone e levei ao forno pré-aquecido por 35 minutos a 150º.

Prefiro cozer os bolos com menos temperatura e mais tempo para garantir de cozem por igual e que não queimem por fora! Aprendí isto com a minha sogra que era uma excelente cozinheira e doceira!

Desenformei com o bolo frio, mas só me lembrei de tirar fotos já depois de ter cortado 2 fatias...lolol

Posso dizer-vos que realmente fica muito bom mesmo e que todos cá em casa adoraram. Só disse que era bolo de cenoura e curgette depois de comerem!!!

2 comentários:

  1. Olá Jú :)
    A minha mãe também tem esse hábito de cozer os fornos por mais tempo a baixas temperaturas e os bolos dela crescem muito e são deliciosos!! Tenho que experimentar este bolinho :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ola Julia
    Cade a fotografia? Tu sabes transferir as fotografias para o blog. Nao tens desculpa. Eu tambem vou comecar a fazer isso, dizer que tipo de bolo e so depois das pessoas provarem e darem a sua opiniao.
    quanto ao meu blog esta de ferias Julho quando eu puder por as fotografias. continuo a escrever so que guardo como rascunho.
    vou convencer a minha chefe para incluir o teu bolo nas receitas a partir do mes de Setembro.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!
Deixe um comentário com a sua opinião!
| More
Related Posts with Thumbnails