O sal de cozinha é um composto químico formado por cloreto e sódio, sendo que este último apresenta uma função básica na etiologia e manutenção da hipertensão, demonstrada há muitos anos.
A prevalência da hipertensão arterial é 2 vezes maior em indivíduos com excesso de peso do que em pessoas com peso normal, elevando-se a incidência para 50% entre os 40 e os 60 anos.
É importante ressaltar que o controlo de sódio no regime alimentar, também é necessário em certas doenças, tais como: nefrites, doenças cardiovasculares ou renais, edemas ou retenção de líquidos no decorrer da gravidez.
No mundo moderno, o hábito do consumo de alimentos excessivamente salgados é cada vez maior, iniciando-se na primeira infância e perdurando por toda a vida.
O sódio é hoje usado em numerosos produtos consumidos pelo Homem pois está presente na maioria dos aditivos químicos utilizados em muitos alimentos como por exemplo congelados, bebidas gaseificadas, fast-food, enlatados e produtos industrializados.
E há mais: o gado é tratado com sal e hormonas (que retêm o sal) para ganhar peso e aumentar a produção de leite, o mesmo acontecendo com a carne de frango e os ovos já que as rações são salgadas. Também o pão que se come diáriamente já contém uma razoável quantidade desse composto.
Não há dúvida de que, à medida que aumenta a industrialização dos alimentos, cresce o consumo de sal. Esta quantidade invisível e proibitiva de cloreto de sódio não é percebida pelo paladar das pessoas, que salgam ainda mais a comida, o que, na opinião de alguns pesquisadores, pode explicar o aumento de casos de hipertensão arterial que ocorre cada vez mais nos países civilizados e a pessoas cada vez mais jovens.
Nos tempos modernos, para manter uma boa qualidade de vida é preciso zelar pela saúde, e é por isso que daqui para a frente irei publicar algumas receitas temperadas com várias ervas e especiarias que substituem o sal na integra, sem contudo alterar o seu sabor.
O que é preciso é dar azo à sua imaginação!!!
Há 9 horas
É importante termos cuidado com a alimentação e praticar algum exercício fisico, principalmente se sofremos de hipertensão. Por isso estou ansiosa por ver as tuas receitas! Obrigada!
ResponderEliminarComo faço arroz, feijão e comidas em geral pra pessoas com hipertensão? Meu marido está com uma leve alteração na pressão e pra evitar que desenvolva hipertensão, resolvemos adotar uma dieta equilibrada. Mas senti muita dificuldade em fazer o arroz, feijão, ou seja, as comidas em grande quantidade. Como calcular a quantidade de sal para a preparação desses alimentos?
ResponderEliminarQue tipos de ervas posso usar para dar sabor sem aumentar o sódio da receita e com que tipo de alimentos elas combinam?
Obrigada
Olá Patrícia. Td bem?
ResponderEliminarEu costumo medir só 1 colher de café para 250gr de arroz. Se não conseguir comer por achar insonso, experimetne pôr 1 dente de alho picado e 1 rminho de coentros na água e deixe ferver, depois ponha o arroz!
Bjs