Durante a dieta, posso comer frutas à vontade.
MITO. Frutas são saudáveis e devem fazer parte do cardápio diário. Entretanto, também fornecem calorias que devem ser contabilizadas. A recomendação diária é de três porções.
Comer hidratos de carbono à noite engorda.
MITO. Engorda tanto quanto comer de dia. O que importa é a quantidade ingerida. Entretanto como, ao dormir, o gasto calórico do organismo é menor, a dica é diminuir o consumo de todos os grupos de alimentos, inclusive de hidratos de carbono.
Se não passar fome não vou emagrecer.
MITO. Passar fome ou pular refeições só atrapalha a dieta. A falta de comida e a incerteza da próxima refeição torna mais lento o metabolismo, que é a capacidade de transformar alimentos em energia. O organismo economiza nas calorias e estoca energia em forma de gordura.
Se exagerar num dia, preciso cortar calorias no dia seguinte.
VERDADE. Não é preciso se privar de eventos sociais por causa da dieta. Se jantou bem num dia, no seguinte faça refeições mais leves para compensar.
Não consigo emagrecer porque meu metabolismo é lento.
MITO. Na maioria dos casos, essa é uma desculpa para o fracasso da dieta. Só uma pequena porcentagem de pacientes têm problemas orgânicos. Voracidade alimentar, sedentarismo e uso de medicações antidepressivas são as causas mais frequentes da obesidade. A dificuldade não está no organismo emagrecer, mas em mudar hábitos, fazer o que é preciso para emagrecer. São coisas diferentes.
Eu como pouco, mas não consigo emagrecer.
MITO. A não ser em raros casos de distúrbios, a pessoa não emagrece quando ingere mais calorias do que gasta. Às vezes, o problema não está na quantidade de comida ingerida, mas na quantidade de calorias da comida colocada no prato.
Fazer musculação engorda.
MITO. O que engorda é a combinação de sedentarismo e ingestão excessiva de calorias. Esse mito existe porque exercícios de musculação também podem aumentar a musculatura, dependendo do objetivo. Entretanto, com a prescrição de treino adequada, a musculação ajuda no emagrecimento, com redução de gordura e medidas e aumento de massa muscular magra.
Fontes: nutricionista Gisele Pavin, professor de Educação Física Rafael Tomasini e endocrinologista Fernando Kuhn.
Texto retirado da net.
Há 9 horas
Ora cá estão informações uteis :)
ResponderEliminarbjs
Olá Scaf!
ResponderEliminarAinda bem que gostam das dicas porque tenho um dossier cheio delas (recolhas de várias coisas que lí) e eu acho muito interessantes!
Não só sobre alimentação, mas sobre tudo um pouco, desde como retirar nódoas, como conservar alimentos, limpezas de certos artigos que temos em casa e até conselhos úteis sobre bebés!
Algumas até são do programa da Marta Stewart, programa que eu gostaba muito e não percebo pq o retiraram!!!!
Aos poucos irei postar, para não se tornar massador!
Bjs
*gostava
ResponderEliminar