Ofereço cartões OPTIMUS TAG.
Contacta-me!!

juliaafferreira@gmail.com

VISITE OS MEUS OUTROS BLOGS:

http://www.as-minhas-bugigangas.blogspot.com/










Compre aqui os seus electrodomésticos:

domingo, 31 de janeiro de 2010

Entrecosto frito com farinha de milho

Gosto muito de farinha de milho a acompanhar carne ou peixe! Ou mesmo caril.....
"Ufsha" como se chama na minha Terra, pirão em Angola, xarém no Algarve, papas de milho na Madeira.... também já ouví chamarem-lhe carolo....
Eu gosto mais da farinha branca, mas é mais fácil encontrar a amarela ... desta vez como não tinha a branca, lá teve de ser, mas fica saborosa na mesma!!!!



Farinha de milho com ameijoas


Entrecosto frito

Ingredientes:
  • 1/2 Kg de entrecosto
  • alho
  • massa de pimentão
  • pimenta
  • louro
  • sal
  • manteiga
  • salsa
  • 1/2 kg de ameijoas
  • vinho branco
  • 250 gr de farinha de milho
  • 1 cebola
  • azeite
  • coentros frescos
Temperar o entrecosto com massa de alho com sal, massa de pimentão, pimenta, louro e vinho branco e deixar marinhar por 2 horas pelo menos.

Lavar as ameijoas e levar ao lume num tacho com um pouquinho de água, vinho branco e sal até abrirem.

Retirar as ameijoas, descascar e reservar. deixar algumas com casca para decorar. Guardar a água.

Alourar 1 cebola picada com 3 colheres de sopa de azeite virgem e depois juntar 300dl de água quente misturada com o líquido de cozer as ameijoas. Quando começar a ferver, juntar a farinha de milho.

Deixar ferver durante 30 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar. Tem de ficar uma papa grossa e começar a despegar do fundo do tacho, se fôr preciso adicionar + um pouquinho de água.

Entretanto, fritar o entrecosto na actifry com uma noz de manteiga e 1 colher de azeite por 15 min. Juntar o que ficou da marinada e deixar continuar a fritar por mais 10 min.

Retirar o entrecosto, coar o molho e juntar á farinha que está ainda a ferver. Juntar as ameijoas descascadas e rectificar o sal.

Decorar o prato com as ameijoas com casca e coentros
picados.

5 comentários:

  1. bem, esse entecosto com essas "papinhas" deve ser uma maravilha...
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Entrecosto sei que gosto, farinha de milho assim é que não sei se comia :)

    ResponderEliminar
  3. Ameixa, a farinha fica mesmo muito boa!

    Tuquinha, a farinha qdo arrefece fica mais rija, na Madeira sei que eles depois cortam em pedaços e fritam...por isso vê que só é "papinha" qdo estamos a cozinhar.

    Gosto imenso, mas só faço muito de vez em quando pq é um prato pesado, só dá mesmo para o almoço. O meu marido ADORA, está sempre a pedir e quem lhe faz a vontade muitas vezes é a sogra (a minha mãe) que sempre que cozinha farinha, nos manda um bocado!

    Vantagens de morarmos na mesma urbanização!

    Pena tenho eu que a minha sogra já se foi, pq me mandava cada delícia!!!!

    Uiiiiiii.....

    ResponderEliminar
  4. Abelha, são as comidinhas da nossa Terra!!!

    ;-)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!
Deixe um comentário com a sua opinião!
| More
Related Posts with Thumbnails